Atendimento Online
O Atendimento Psicológico por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) foi regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia através da Resolução nº11 de 11 de maio de 2018.
Somente psicólogos devidamente autorizados mediante o prévio cadastramento junto ao conselho Regional de Psicologia poderão prestar atendimentos via internet conforme descrito na resolução nº11.
As sessões psicoterapêuticas online serão pautadas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. Os métodos e técnicas psicológicos adotados são os empregados pelas Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs).
A quem se destina?
JOVENS
ADULTOS
CASAIS
Quando optar por atendimentos online?
A psicoterapia online poderá ajudar no projeto de terapia pessoal quando:
-
O deslocamento no transito das grandes cidades ou rotinas diárias com tempo reduzido dificultarem um atendimento presencial.
-
O psicólogo escolhido estiver estabelecido em uma região, estado ou cidade diferente do cliente.
-
Brasileiros residentes em outros países preferirem seus atendimentos psicológicos na sua língua nativa.
Como funcionam as consultas?
O Contato Inicial poderá ser feito por e-mail, telefone, Whatsapp ou através do campo agendamento de consultas. Você receberá mensagens contendo:
-
Confirmação de agendamento.
-
Um formulário com solicitação de dados pessoais.
Os Atendimentos psicológicos poderão ser feitos através de dispositivos móveis (tablet, smartphone) ou por computadores.
As interações ocorrerão preferencialmente via vídeo conferência em aplicativos criptografados que asseguram a integridade da comunicação como whatsapp, Facetime ou Skype.
Quanto a segurança dos dados?
Serão tomados os seguintes cuidados:
-
O material dos atendimentos será arquivado eletronicamente com acesso restrito por código
-
O armazenamento dos relatórios e eventualmente vídeos ou áudios são para fins de registro, análise e acompanhamento do caso clínico, não havendo nenhum tipo de compartilhamento.
-
Será utilizado smartphone ou tablet da Apple. Conforme manual da Apple o sistema iOS usado em seus aparelhos conta com dispositivo de proteção que impede a invasão por aplicativos mal-intencionados (vírus).
-
Os programas usados para atendimento são criptografados de ponta-a-ponta visando proteger contra possíveis interferências por usuários mal-intencionados.
-
No momento das sessões estarei em meu consultório particular sem a presença de outras pessoas no mesmo ambiente visando preservar caráter confidencial do serviço prestado.
-
Recomendações de cuidados para o cliente
-
Não faça uso de computadores públicos para as sessões.
-
Mantenha antivírus atualizado em seu computador, tablet ou celular(quando necessário).
-
Opte por programas/apps criptografados.
-
Se usar computador apagar o histórico deste após cada sessão.
-
Opte por um local reservado para realizar as sessões.
-
Faça uso de fones de ouvido durante os atendimentos.
Quanto ao contrato terapêutico?
Será fornecida uma cópia do contrato de trabalho elaborado a partir dos acordos feitos no primeiro atendimento.
Constam do contrato os dias e horários das sessões, a frequência dos atendimentos, o honorário e forma de pagamento.
Também serão fornecidas informações sobre a confidencialidade das sessões e as situações em que a quebra de sigilo é permitida conforme previsto no Código de Ética Profissional do Psicólogo.